domingo, 23 de dezembro de 2007

Sabia?... Eu não!

P.S.: Sei que o texto nada tem a ver com esta época festiva, mas gostei dele.
O que a maçã nos ensina sobre o óleo vegetal
"Ainda o mundo andava de fraldas e já a maçã era vítima de um sério problema de imagem.
Bastou uma dentadinha de Eva e pronto: para mal dos seus pecados, a maçã nunca mais deixaria de ser alvo de calúnias e associações negativas. E como se Eva não bastasse, também a bruxa da Branca de Neve veio ajudar à festa.
E pergunta você: mas o que é que isto tem a ver com o óleo vegetal? Tudo.
Porque o óleo vegetal, apesar de não ter honras de protagonismo em filmes de animação, é muitas vezes visto como um dos maus da fita na alimentação.
E, no entanto, tal como a maçã, sabemos hoje que, não só essa imagem é errada, como o óleo vegetal pode e deve fazer parte de uma dieta equilibrada.
Não acredita? É natural. São muitos anos de ideias falsas. Mas, já agora, deixe-nos fazer-lhe um pequeno teste. Responda rapidamente: O óleo vegetal tem muito colestrol? Apostamos que respondeu: «Ui!». Pois bem, a verdade é que o óleo vegetal tem apenas 0.0003% de colestrol! Quase zero, portanto. Até um iogurte natural, que tem um teor de colestrol insignificante, tem 20 vezes mais colestrol que o óleo vegetal.
Surpreendente, não é? Mas as ideias erradas sobre o óleo vegetal não acabam aqui.
99% das pessoas, quando pensam em óleo vegetal, pensam em pneus, aterosclorose e outras coisas que nem é bom pensar. Mas, sem querer estar a dizer-lhe que as gorduras não engordam, há gorduras e gorduras.
(...)
Nesta altura está você a pensar: quer dizer que me posso empanturara de batatas fritas!
Não querendo tirar-lhe as batatas da boca, a realidade é que não. O óleo vegetal não é o mau da fita, mas é uma gordura. E não convém abusar. Mesmo assim, a Organização Mundial de Saúde recomenda que entre 15 a 30% das calorias que ingerimos por dia venham de gorduras. Porque, e aqui mais uma vez vai ser surpreendido, algumas gorduras são indispensáveis para o nosso corpo.
Portanto, deleite-se com as suas batatas fritas sem complexos, mas sem abusos.
E no final da refeição, já agora, coma uma maçã."
Centro de Nutrição Fula