segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Os amigos de sempre!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

O conceito de amizade é algo difícil de definir e complicado de entender. Se há pessoas que acham que se forma a partir do convívio do dia-a-dia, existe, também, quem ache que a amizade não tem barreiras nem fronteiras.
Sendo assim, será que todas as nossas amizades o são na verdade? Ou será que andamos a definir, de forma errada, este conceito? Para mim, amizade é um sentimento que inclui a compreensão, a entreajuda, o perdão, as conversas abertas (sem ninguém ter medo de dizer alguma coisa que tenha feito, porque, de seguida, vai ser criticado) e o orgulho (no outro). Na minha opinião, muitas vezes, quem julgamos ser nosso amigo/a, não o é na verdade. As pessoas tendem a banalizar este conceito e a atribui-lo, por vezes, a quem conhecem há pouco tempo.
Amigo não é aquele que concorda sempre connosco (ao invés de chamar a atenção para as coisas mal feitas), não é aquele que pensa em si próprio e só depois em quem tem ao seu lado. Não necessita de ter muito de que se gabar, de se achar o melhor conselheiro do mundo ou ainda de querer “mandar abaixo” o outro.
Não! Um amigo não é assim. Como disse Menandro:
Feliz aquele que encontra um amigo digno desse nome”. Os amigos não precisam de ser muitos. Precisam sim, de ser bons! Necessitam de ter inteligência e coração suficientes para merecerem a confiança
de alguém (se não de toda a gente, pelo menos a minha).
Por isso acho que os verdadeiros e os melhores amigos são aqueles que nos conhecem muito bem e há muito tempo, e que conseguem perceber, ao mais pequeno sinal, aquilo que sentimos e/ou pensamos. Aqueles que partilham connosco os melhores e os piores momentos da vida. Aqueles que riem, choram, fazem maluquices connosco, adivinham o que pensamos, dizem a mesma palavra ao mesmo tempo.
Os amigos de sempre!
Suposto isto,
os amigos são a melhor coisa do mundo! E os meus (vocês sabem quem são) estão sempre aqui, no meu coração, independentemente de estarem longe ou aqui bem perto!

ARC

P.S.: Este texto foi uma experiência para o meu teste de produção escrita de português amanhã. Está bastante grande e muito pouco criativo. Desculpem.